Tubo de ventilação
A cirurgia de tubo de ventilação também é conhecida por Timpanotomia. Consiste na colocação de drenos de ouvido.
Dor de ouvido é um evento comum em crianças. Até a idade de 5 anos toda criança já experimentou pelo menos um episódio de otalgia. Quando as infecções de ouvido tornam-se um problema crônico causando perda auditiva, problemas na fala, e alterações de comportamento como irritabilidade e sono interrompido, avalia-se junto ao otorrinolaringologista a colocação de tubos de ventilação.
O que é tubo de ventilação?
Tubo ou dreno de ventilação são pequenos cilindros de 4 milímetros que são colocados na membrana timpânica, para permitir a entrada de ar dentro do ouvido médio. Usualmente são confeccionados de plástico ou teflon, e têm a função de reduzir a possibilidade de infecção.
Para quem está indicado o tubo de ventilação?
São recomendados quando o paciente apresenta surtos repetitivos de infecção de ouvido médio ou apresenta déficit auditivo decorrente da presença de secreção em ouvido médio (chamada otite média secretora). Estes quadros são mais frequentes em crianças, mas podem atingir adultos.
Outra condição que também pode ser necessária a colocação de tubos são: Malformações de tuba auditiva ou membrana timpânica, Síndrome de Down, palato malformado/barotrauma (lesão causada por diminuição da pressão no ouvido médio), que ocorre usualmente em situações como mudança de pressão atmosférica (viagem de avião ou em mergulhos).
A colocação do dreno resultará em:
-
Redução do risco de uma nova infecção
-
Restauração da audição
-
Melhora de sintomas labirínticos (tonturas)
-
Melhor desenvolvimento da fala
-
Melhora do comportamento causados por infecção de ouvido
Como é feita a cirurgia?
Os tubos de ventilação são colocado no paciente no hospital. O procedimento é realizado em crianças sob anestesia geral ou sedação, e em adultos pode ser feito com anestesia local. É realizado através de microscópio e o corte pode ser realizado com um pequeno bisturi ou laser. Uma vez realizada a abertura do tímpano, o líquido presente no ouvido médio é sugado. É então, realizada a colocação do dreno e, em seguida são administradas algumas gotas otológicas com antibiótico durante o procedimento. Este procedimento dura em média 15 minutos.