Rinossinusite e Sinusite
Sinusite é a inflamação dos seios paranasais. Normalmente surge como uma complicação da rinite. Rinossinusite é a inflamação dos seios paranasais, e também, das fossas nasais.
O revestimento do nariz e dos seios paranasais é o mesmo, e a maioria das inflamações começam pelo nariz, e após, seguem até os seios da face. A inflamação ocorre quando há um aumento na produção de muco nasal por algum motivo, e ele não pode ser escoado. Deste modo, os seios da face ficam congestionados, e propensos à instalação de microorganismos.
A Rinossinusite pode ser Aguda ou Crônica.
Rinossinusite aguda é uma infecção temporária dos seios da face, geralmente associada a um resfriado, com duração média de 4 semanas.
Rinossinusite crônica é uma infecção onde os sintomas persistem por mais de 12 semanas, e, normalmente, está associada à presença de uma bactéria.
Os fatores que podem desencadear a rinossinusite são resfriados, gripes, crises alérgicas e inflamações na garganta. Tem mais probabilidade de entupir os seios nasais quem vive em áreas com muita poluição, fuma, e possui doenças respiratórias crônicas como a asma.
Dentre os sintomas podemos citar
- Dor de cabeça
- Secreção amarelada
- Obstrução nasal
- Tosse, que piora à noite
- Fadiga
- Mau hálito
- Dor de garganta
- Perda do olfato e paladar
- Febre
Ao perceber os sintomas busque um otorrinolaringologista, para obter um diagnóstico correto e um tratamento adequado. Evitando, deste modo, maiores complicações.
Como prevenir o surgimento das inflamações
- Lavar frequentemente as mãos, ou usar álcool gel
- Evitar ambientes insalubres
- Manter uma hidratação adequada
- Evitar exposição a trocas bruscas de temperatura, e umidade relativa do ar
- Realizar lavagens nasais com soluções fisiológicas
- Tratar adequadamente as alergias, tentando evitar as crises