Remoção de cerume
A perda de audição progressiva ocorre em pacientes de todas as idades, até nos bebês. Geralmente está associada ao acúmulo de cerume nos ouvidos e pode ser resolvido na consulta com o otorrinolaringologista. O especialista irá avaliar a causa da diminuição da audição, se é passageira ou definitiva.
Em muitas circunstâncias a reparação da perda auditiva requer apenas a remoção de cerume excessivo, uma substância criada pelo próprio organismo, que auxilia na proteção do ouvido e impede a proliferação de bactérias.
Quando produzido excessivamente, o cerume pode originar uma "rolha" que diminui o sentido da audição e, em muitos casos, provoca dor de ouvido e zumbido. A remoção da cera de ouvido é feita no consultório, e é indispensável para a manutenção da saúde auditiva e recuperação da sua integridade funcional.
Quando o paciente relata queixa de abafamento nos ouvidos, é necessária a intervenção. Com equipamentos e instrumentos modernos para tratamentos auditivos, o especialista removerá a cera por meio de uma lavagem no canal auditivo ou extração direta com uma cureta.
Em alguns casos, será necessário prescrever medicações ceruminolíticas que auxiliam na retirada da cera. No entanto, é importante ressaltar que, independente da técnica escolhida, o procedimento é indolor e de simples execução, podendo ser realizado no próprio consultório médico.