Polissonografia domiciliar
O exame de polissonografia tem o objetivo de diagnosticar distúrbios do sono, como a queixa do ronco, sono excessivo e a suspeita de apneia obstrutiva do sono, situação em que paramos de respirar por alguns segundos enquanto estamos dormindo.
A Dra. Maiana oferece o exame de polissonografia domiciar tipo III, onde o paciente utiliza o aparelho portátil para dormir em casa, que é mais confortável do que a polissonografia feita no hospital.
Imagine dormir num local com alguém observando o tempo todo. As pesquisas mostram que o ideal é realizar o exame de polissonografia na residência do paciente, utilizando o aparelho de polissonografia para medir todos os parâmetros biológicos.
O exame permite gerar um laudo para avaliar a qualidade do momento de descanso. Com esse exame é possível registrar vários acontecimentos numa noite de sono de um paciente em investigação de distúrbio do sono.
Medicina do Sono
A Medicina do Sono é uma área médica específica para investigar todos os distúrbios relacionados com a qualidade do sono.
Ao investigar os distúrbios do sono com um polissonógrafo, é possível fazer o diagnóstico dos diferentes problemas relacionados a qualidade do sono e já sair com o tratamento indicado pelo especialista.
Depois de detectados, o médico consegue indicar o melhor tratamento, uma vez que esses distúrbios podem prejudicar na qualidade de vida da pessoa como um todo.
Alguns exemplos de problemas muito comuns que afetam o sono são:
Apneia obstrutiva do sono
É o clássico "roncador" que tem paradas na respiração durante o sono. Trata-se de um distúrbio em que a respiração para por alguns segundos durante o sono.
Essas interrupções ocorrem devido a uma obstrução nas vias aéreas, fazendo com que a respiração não consiga manter o seu fluxo normal, diminuindo o fluxo de oxigênio no sangue.
Sonolência excessiva durante o dia
Trata-se da dificuldade em se manter acordado durante o dia devido ao excesso de sono. Geralmente, essa sonolência é causada devido a situações que privam a ocorrência de um sono adequado, como sono interrompido, por exemplo.
Esse distúrbio acaba prejudicando no desempenho das atividades diárias e expondo a pessoa a riscos, como durante o manuseio de equipamentos ou condução de veículo.
A Polissonografia do tipo III ajuda no diagnóstico preciso dos distúrbios do sono, é um aparelho compacto portátil que pode ser utilizado em casa, rastreando doenças em sua potencialidade. Ele avalia: fluxo aéreo, movimento respiratório, oximetria e frequência cardíaca. Nesse tipo de polissonografia domiciliar não é necessário a presença do técnico durante a noite de sono.